22/08/2009

Comparativo Scooters 2009 125 até 400

Com a nova lei sobre as 125, os concessionários estão a espera de um aumento significativo das vendas desta cilindrada que já se vende muito nos outros países da Europa. Alias, Portugal era o único país onde era preciso de tirar a carta para conduzir uma scooter de 125, o que tinha por efeito de
1. impedir o crescimento das vendas das scooters de baixa cilindrada
2. desmotivar os compradores potenciais
3. gerar uma reputação negativa e falsa das motas e scooters.

As scooters de 125 são um excelente meio de transporte, para várias razões:
1. Qualquer scooter de 125 anda facilmente até 100 km/h, o que é mais que suficiente para viagens curtas nas cidades
2. O custo de compra é mais que razoável
3. O custo do seguro é muito baixo
4. Gasta muito pouco
5. Os custos de manutenção são muito económicos
6. Não têm problemas nem de trânsito nem de estacionamento
7. Têm um cofre suficiente para ir ás compras, levar uma mala com computador, etc. o que não é o caso das motas
8. ....

Eu já andei com uma Piaggio LT4 e uma Suzuki Burgman 125 durante muitos anos e não me arrependo. Poupei muito tempo no trânsito e muito dinheiro comparado com um carro qualquer.

Embora, com necessidades cada vez maiores de andar nas auto-estradas, estudei o mercado para decidir qual seria a solução mais adaptada ás mesmas e cheguei à conclusão que:

1. Uma 125 consegue andar na auto-estrada mas falta de potência e segurança para andar e travar à vontade
2. Na auto-estrada gasta um bocado demais comparado com cilíndradas superiores
3. Uma 250 não faz uma grande diferença, tendo em conta a diferença de custo e os benefícios de uma 400
4. Uma 400 permite andar á vontade (160 kms/h), trava bem, gasta pouco, mesmo se custa mais na compra e no seguro.
5. Uma 650 ou mais custa muito mais na compra, no seguro, nas revisões, e já se pode perguntar se não vale mais a pena comprar uma mota...

Daí a minha ideia de criar uma tabela comparativa dos critérios mais importantes para decidir o que vale mais a pena comprar.

Utilizei 4 cores para avaliar cada critério:
Vermelho: negativo
Cor de laranja: aceitável
Verde claro: bom
Verde escuro: muito bom.
Nota: selecionei apenas os modelos com uma altura de banco aceitável para uma pessoa de 1,65m e com custos de manutenção abaixo da média.
Não me responsabilizo pelos erros nem falta de informação e agradeço os vossos comentários!
As linhas em amarelo são os quatro modelos que me parecem cumprir os meus critérios de decisão.
A questão de optar pelo ABS ou não depende de
1. o vosso orçamento
2. a vossa experiência de condução
3. a vossa maneira de conduzir...

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